Você sabe o que são créditos solares e como funcionam?

créditos solares

Você sabe o que são créditos solares e como funcionam?

O mercado de energia solar nunca esteve tão em alta!

Quem conta com esse tipo de tecnologia em casa ou na empresa tem benefícios enormes, principalmente na economia na conta de luz.

Os créditos de energia solar são um exemplo desses benefícios.

Iremos te explicar com mais detalhes, leia até o fim.

O que são créditos solares?

A Resolução Normativa 482/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determina as disposições para o sistema de compensação de energia, conhecido popularmente como créditos de energia solar.

Essa lei, que incentiva a produção e o uso da energia fotovoltaica, possibilita que o consumidor que produza a quantidade excedente de energia gerada em um painel fotovoltaico por meio de mini ou microgeração, faça uma espécie de troca com a rede elétrica,

Esse sistema de compensação faz a diferença no momento que a empresa responsável pela instalação do seu sistema fotovoltaico realiza a conexão do gerador.

Se você instalou os painéis solares na sua casa ou no seu comércio, pode abater o valor da conta de luz com os créditos de energia solar gerados.

Esses créditos serão abatidos automaticamente da sua fatura de luz sempre que você precisar, dentro de um prazo de utilização de 60 meses, a contar do dia em que foram gerados.

Como funciona a transferência de créditos solares?

De acordo com as regulamentações do mercado de energia, apenas a categoria conhecida como consumidores cativos tem direito a participar do sistema de crédito solar.

A grande maioria dos consumidores é classificada como cativa por causa de seus vínculos com franqueados de distribuição.

Há também consumidores livres que obtêm sua eletricidade de distribuidores e comerciantes independentes. Eles não podem usar o sistema de compensação de crédito solar.

São 3 as modalidades de consumo dos créditos de energia solar. Conheça abaixo cada uma delas abaixo:

Autoconsumo remoto

Os créditos gerados em um determinado sistema podem ser usados ​​em outro lugar. Dito isto, se você tiver uma casa de campo ou propriedade comercial, poderá transferir seus créditos solares para esses locais.

Para isso, a única exigência é que os imóveis estejam em uma área atendida pelo mesmo franqueado de energia e tenham o mesmo título para a tarifa de energia elétrica, seja CPF ou CNPJ.

Geração compartilhada

A geração compartilhada se dá por meio da constituição de cooperativas ou consórcios formados por pessoas físicas ou jurídicas da mesma área de atuação do franqueado local.

Nesse tipo de geração, é permitida a transferência dos créditos excedentes para outra unidade consumidora, bem como a definição contratual da quantidade de energia elétrica que fará parte da distribuição.

Geração em condomínios

Os moradores de condomínios possuem independência entre as casas ou apartamentos para a cobrança e pagamento da sua fatura de energia elétrica.

Ao instalar as placas para produção de energia solar, o que for gerado é dividido em partes iguais entre todas as unidades consumidoras e as áreas de uso comum do condomínio.

Dessa maneira, o que é gerado pelo sistema fotovoltaico será abatido da quantidade de energia elétrica utilizada por cada um dos pontos residenciais.

Energia solar em condomínios: vale realmente a pena investir?

 

Agora você já conhece os principais tópicos sobre o que são e como funcionam os créditos de energia solar, instale painéis solares na sua casa ou comércio e economize no valor da conta de luz com os créditos gerados.

É possível reduzir até 95% da conta de luz. Muita economia, não é mesmo?

Entre em contato com a gente e faça um orçamento gratuito.

 

 

 

Financiamento de energia solar: aprenda passo a passo
Agronegócio deve elevar investimentos em energia solar em 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Agora que você conhece os benefícios da energia solar fotovoltaica, solicite agora um orçamento grátis.

Menu