Os créditos de carbono e a energia solar

Dicas
Banner Os créditos de carbono e a energia solar

Você conhece os créditos de carbono? Eles confundem muita gente, especialmente a respeito da relação dessa “moeda” com a energia solar.

Mas viemos explicar, de forma fácil e simples, como esses créditos funcionam e como isso pode beneficiar a sua empresa e o nosso planeta.

Então, vem comigo:

O que são créditos de carbono?

Atualmente, a indústria é uma das grandes responsáveis pela emissão de carbono na atmosfera e, nos últimos anos, os números só cresceram.

Durante a produção de produtos ou serviços dentro das indústrias, gases são emitidos na atmosfera através da queima de combustíveis fósseis.

Além disso, a criação de gado em pastagem, queimadas, cultivo de arroz e o desmatamento são consequência do comportamento dessas empresas e também ajudam a aumentar, e muito, a emissão de carbono.

Com a pandemia da COVID-19, a emissão de gases caiu em 7% em relação aos outros anos, mas essa queda não foi suficiente pra melhorar o cenário e, segundo o serviço meteorológico do Reino Unido, a concentração de carbono na atmosfera vai atingir o seu nível mais alto em 2021.

Mas os créditos de carbono vieram antes disso.

Lá em 2005, a Convenção do Clima da ONU já antecipava essa crescente e estabeleceu, como medida, os créditos de carbono ou reduções certificadas de emissões (CERs – Certified Emission Reductions) na tentativa de reduzir a emissão desses gases.

Funciona assim:

De acordo com o decreto, cada empresa precisa reduzir o nível de emissão de gases em X%.

Caso a empresa não consiga adotar medidas pra atingir essa redução, ela pode comprar créditos de carbono como um bônus para compensar a sua produção de dióxido de carbono.

Esses créditos são comprados de projetos que investem em ações para reduzir as emissões e desenvolvem projetos com causas sustentáveis e, com isso, diminuem seu impacto no aquecimento global.

Cada crédito adquirido equivale a uma tonelada de CO2 que deixou de ser emitido.

 

Atualmente, existem 22 projetos registrados no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), estabelecido pela ONU no Protocolo de Kyoto e 12 deles no Brasil.

O que os créditos de carbono têm a ver com energia solar?

Segundo dados compartilhados pelo CHG Protocol, a indústria emite 89,1% de CO2. Isso porque a maior fonte de energia usada atualmente provém de fontes energéticas fósseis como o gás natural, o carvão mineral e o petróleo. 

Mas existem formas de adotar fontes renováveis como a energia solar e fotovoltaica, que usa a luz do sol como fonte de energia e não produz nenhum tipo de gás poluente no processo.

Dessa forma, a sua empresa vai economizar até 95% com energia, reduzir o impacto ambiental no planeta, ganhar apoio do governo com diversos programas de recompensa e usufruir dos vários benefícios de ser ter uma usina própria de energia.

cordeiroenergia.com.br/quais-as-vantagens-e-desvantagens-da-energia-solar/

E não tem desculpa, hoje o mercado já oferece todo tipo de projeto de energia solar fotovoltaica, para todos os segmentos, portes e necessidades e já existem centenas de linhas de financiamento com parcelamento fácil. 

cordeiroenergia.com.br/e-dificil-financiar-energia-solar-no-brasil/

 

Além de ajudar a reduzir as secas, enchentes e os danos no meio ambiente para as futuras gerações, a sua empresa também vai colher os frutos de ter uma imagem sustentável agregada e da geração de valor da sua marca.

Então, tá na hora de rever as ações sustentáveis da sua empresa!

Você pode começar agora solicitando um orçamento personalizado totalmente de graça e saber qual o valor médio do projeto pra sua empresa.

SOLICITAR ORÇAMENTO

 

Siga a Cordeiro Energia pra ficar por dentro de outras explicações, curiosidades e dicas:

 

Curta nossa página no Facebook.

Siga nosso Instagram.

Visite nosso Blog para tirar suas dúvidas sobre energia solar.

Conheça nossos projetos e veja o quanto centenas de empresas já estão economizando.

Descubra a diferença de sistemas on grid e off grid
Os 5 tipos de indústria que se beneficiam com o uso de energia solar

3 Comentários. Deixe novo

  • Boa tarde rep!

    Tenho uma usina fotovoltaica gerando 1MW / mês na qual o sistema de monitoramento informa que estou tendo crédito de carbono na ordem de 1 to mês. Como faço para ter este certificado e poder negociar isso?
    Grato
    Newton

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Agora que você conhece os benefícios da energia solar fotovoltaica, solicite agora um orçamento grátis.

Menu