Quantos Painéis Solares preciso para uma residência?

Dúvidas
Banner Quantos Painéis Solares Cordeiro Energia

Quantos painéis solares preciso na minha casa?

Se você está se perguntando quantos painéis solares precisa pra economizar na sua casa, você está no lugar certo!

Mas, diferente da maioria das respostas que você vai encontrar por aí, nós NÃO VAMOS te dar um número exato.

Isso porque uma empresa séria deve saber que é impossível dar valores exatos antes de uma avaliação, já que vários fatores influenciam na hora de montar o seu projeto.

Por isso, é indispensável que uma empresa de energia solar qualificada faça uma avaliação, levando em conta as variáveis da sua região e do seu imóvel, de forma que você possa saber, com precisão e segurança, quantos painéis solares precisa para a sua residência.

No entanto, se você ainda precisa de um número, podemos dizer de forma rápida e direta, que uma residência com 3 pessoas e consumo médio de 250 kWh por mês, precisa de 6 a 7 painéis fotovoltaicos.

No entanto, esses dados são simulações médias, baseadas em projetos já realizados e dados prévios diferentes do seu imóvel.

Mas, ao final desse texto, você vai ter uma maior noção sobre a quantidade de painéis e quais fatores você deve ficar de olho, e nós, como sempre, vamos te dar aquela força pra ter um resultado personalizado pra sua casa ou empresa. Então, continue lendo.

Geografia e clima de cada região

O Brasil é um “país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza” e com diferentes regiões climáticas.

Alguns locais têm grande incidência de chuvas, outros já são mais áridos, alguns fazem frio durante grande parte do ano, já a maioria passa dos 40º.

Além disso, cada região conta com um tipo de exposição solar diferente e essas diferenciações vão influenciar na quantidade de painéis necessários na sua casa.

Por exemplo, os painéis solares funcionam melhor em temperaturas amenas, por isso, na região sul é possível ter até 3% mais efetividade em relação a locais com maior radiação solar, como o Nordeste.

Dessa maneira, a primeira característica a ser observada é como a energia solar atinge sua região.

Incidência Solar

Outro detalhe que precisa ser observado é a incidência da radiação solar na região e na residência.

Algumas regiões do nordeste, por exemplo, chegam a ter uma incidência solar de 8 a 9 horas por dia. Já no Sul, esse tempo pode chegar a 4/3 horas por dia.

Além da região geográfica, outro ponto a se levar em conta é a incidência solar na sua casa. Você pode ter um imóvel no Nordeste, mas que devido à localização, a luz do sol é muito pouca durante o dia e isso vai influenciar na quantidade de placas e até na viabilidade do projeto.

Por isso, na hora de fazer uma avaliação, é necessário analisar qual é a área que os raios solares mais incidem no telhado, pois este é o local em que os painéis deverão ser instalados.

Quantidade de energia consumida

Você tem ideia de quanto de energia gasta na sua casa?

A resposta dessa pergunta é essencial pra que a empresa responsável calcule a média do consumo dos últimos 12 meses e tenha noção de quantas placas serão necessárias pra suprir o consumo.

Esse cálculo vai ser feito baseado na média de consumo dos aparelhos da sua casa, como chuveiro, ar-condicionado, eletrodomésticos, etc.

Espaço disponível no telhado

Além de todas essas características mencionadas, é importante calcular o tamanho disponível no telhado para a instalação das placas.

Não adianta seu imóvel precisar de 8 placas se o telhado não tiver espaço, disposição ou inclinação para a colocação dos módulos no posicionamento correto.

 

 

Agora, se você não deseja fazer cálculos de consumo e quer ter uma ideia mais precisa de quantos painéis precisa na sua casa, deixa com a gente!

É só fazer uma simulação gratuita que iremos mostrar o quanto de economia você pode ter e uma média da geração de energia do seu sistema, levando em conta sua região, períodos chuvosos, incidência solar, os hábitos de consumo da sua casa e o quanto você quer economizar.

Faça um orçamento.

Conheça nossos projetos e veja o quanto centenas de empresas já estão economizando.

Visite nossa página no Facebook.
Siga nosso Instagram.

Visite nosso Blog para tirar suas dúvidas sobre energia solar.

Mais de 54 mil telhados com energia solar em Minas Gerais
O que esperar do mercado de energia solar em 2021

2 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Agora que você conhece os benefícios da energia solar fotovoltaica, solicite agora um orçamento grátis.

Menu