Qual a diferença entre aquecimento solar e energia solar fotovoltaica?

Dúvidas
Uma das maiores dúvidas que recebemos é em relação às diferenças do aquecimento solar e da energia fotovoltaica.

Você sabe a diferença entre aquecimento solar e energia solar fotovoltaica?

Uma das maiores dúvidas que recebemos é em relação às diferenças do aquecimento solar e da energia fotovoltaica.

Ambas tecnologias são muito semelhantes e precisam do sol para funcionar e placas no telhado para captar a luz solar. Mas então, quais são as diferenças?

Se essa é a sua dúvida também, continue com a gente neste post que vamos explicar, de forma bem simples, quais as diferenças dessas tecnologias e vantagens de cada uma.

Vale a pena utilizar o sol como forma de energia?

O sol é uma fonte de energia que permanece irradiando luz de 10 a 14 horas por dia, em média. E como o Brasil é um país tropical, possui uma incidência solar de 5,4 quilowatt-hora/metro quadrado.

Ou seja, o sol é uma fonte inesgotável e extremamente abundante no nosso país, além de poder ser consumida como uma fonte de energia limpa, que não emite CO2 na atmosfera e ainda te ajuda a economizar no fim do mês.

Aquecimento solar: usa o sol para aquecer

Basicamente, os sistemas de aquecimento solar utilizam placas solares que captam a radiação do sol para fornecer água quente, que pode ser utilizada em chuveiros, piscinas e torneiras.

Funciona assim: as placas solares que são instaladas no telhado, captam o calor do sol, que é transferido para a água no interior das tubulações de cobre. A água quente é armazenada em um reservatório térmico chamado de Boiler e ficará lá, quente, até o momento da utilização.

Mas como acontece a economia de energia? Com o aquecedor solar, você utiliza a água que foi aquecida com o calor do sol e evita usar o chuveiro elétrico, que é um dos componentes que mais consome energia hoje em dia.

É importante lembrar que um sistema de aquecimento solar não elimina completamente a dependência da energia elétrica e se o local onde ele for instalado tiver pouca incidência do sol, talvez não seja interessante essa opção.

Instalação e manutenção

A instalação do aquecedor solar é feita na rede hidráulica do imóvel.

É necessário estrutura para instalar as placas solares e o reservatório térmico, e, para isso, devem ser levados em conta o peso do reservatório, distância do ponto de consumo, local com maior incidência solar, etc. Caso sua casa não tenha estrutura, será necessário realizar obras.

Já a manutenção deve ocorre a cada 6 ou 8 meses, principalmente para evitar desgaste ou corrosão do boiler.

Energia fotovoltaica: usa o sol para gerar energia

Já os sistemas fotovoltaicos captam a luz do sol e a transformam em energia térmica ou elétrica, que pode ser usada por todos os aparelhos elétricos da sua casa ou empresa.

Funciona assim: durante o dia, a luz solar é captada pelos módulos fotovoltaicos, que são aquelas placas que você vê nos telhados das casas. Elas são compostas por células solares, que transformam a luz do sol em energia em forma de corrente contínua e o inversor capta essa corrente e a transforma em corrente alternada, que já fica pronta para ser consumida.

Energia Solar Fotovoltaica - Cordeiro Energia

Uma das principais diferenças entre o sistema fotovoltaico e o aquecimento solar, é que a energia fotovoltaica tem seu pico de captação em dias ensolarados, mas continua a ser produzida também em dias nublados ou chuvosos, o que não acontece nos aquecedores solares.

Além disso, toda energia gerada pelo seu sistema fotovoltaico que não for consumida, é emprestada para a companhia de distribuição e transformada em créditos que podem ser usados como forma de desconto na conta.

Instalação e manutenção

A instalação do sistema fotovoltaico não interfere muito na estrutura do imóvel e pode ser realizado em pouco espaço, porque o painel, o inversor e todos os dispositivos necessário são instalados diretamente na rede elétrica já existente.

No entanto, é necessário trocar o medidor de energia por um medidor bidirecional, para que seja feita a contagem tanto da rede elétrica comum, quando da energia gerada pelo sistema fotovoltaico.

Já as manutenções são quase 0 e basta realizar uma limpeza nas placas solares com água e pano a cada 6 meses ou sempre que passar muito tempo sem chover e elas começarem a ficar empoeiradas.

Os dois sistemas são destinados a diminuir o impacto ecológico e aproveitam o sol para gerar energia limpa e, apesar das diferenças, o objetivo dos dois sistemas é economizar dinheiro com a conta de luz, seja esquentando a água para economizar energia com o chuveiro elétrico ou transformando o telhado da sua casa ou empresa em uma sistema completo de geração de energia.

Agora que você sabe como funciona, que tal solicitar um orçamento personalizado de um sistema fotovoltaico para o seu negócio ou sua casa?

Você pode conferir quantas placas seriam necessárias para o seu consumo, além da economia mensal que você poderá obter com o sistema.


Agora que você já sabe a diferença entre aquecimento e energia solar, solicite seu orçamento aqui e comece hoje mesmo a economizar.


Siga nosso Instagram: @cordeiroenergia

Por que a energia solar é um dos melhores investimentos para 2021?
É possível gerar energia em dias nublados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Agora que você conhece os benefícios da energia solar fotovoltaica, solicite agora um orçamento grátis.

Menu