Como funciona a manutenção de usinas de energia solar?

Dúvidas
Banner Como funciona a manutenção de usinas de energia solar? Cordeiro Energia

Se você acabou de instalar um painel fotovoltaico na sua casa ou está considerando o investimento e tem dúvidas quanto a manutenção de usinas de energia solar, eu já posso te adiantar que o custo de manutenção de um painel solar é ZERO!

A maioria dos painéis solares são produzidos com silício monocristalino, um material resistente e que pode durar até mais de 40 anos.

www.cordeiroenergia.com.br/os-paineis-solares-sao-resistentes-a-fortes-chuvas/

A boa notícia é que a manutenção dos painéis que ficam no telhado do seu imóvel é feita somente com uma limpeza, em média duas vezes por ano, e você mesmo pode fazer.

Isso, quando necessário! Em algumas regiões do Brasil há uma grande incidência de chuvas, que fica responsável por fazer essa limpeza de forma natural.

Mas, o importante é se atentar aos níveis de poeira das placas ou se há algum resíduo, como folhas e fezes de pássaros, porque esses resíduos bloqueiam a luz do sol e podem prejudicar a eficiência do painel e reduzir em até 30% a produção de energia.

Além da limpeza dos módulos, se você detectar algum problema ou queda na produção de energia do seu sistema, é necessária a verificação das conexões elétricas e da situação de operação dos dispositivos de segurança do sistema.

Você mesmo pode fazer a sua manutenção, sem custos, desde que entenda o mínimo a respeito e siga as normas de segurança e orientações de manuseio dos fabricantes dos módulos fotovoltaicos e de seu instalador.

Mas, nós recomendamos que a manutenção seja conduzida por pessoal qualificado e treinado para a atividade.

Como limpar meu painel solar?

Como nem sempre podemos contar com a ajuda de São Pedro, é preciso limpar os painéis pra tirar a camada de poeira e resíduos.

O ideal é tentar limpar os painéis utilizando uma mangueira do chão mesmo, mas caso não seja possível limpar os painéis dessa forma, você pode subir no telhado e acessar os painéis de mais perto.

Dessa forma, um pano molhado com detergente neutro e um rodo pra tirar o excesso de água é a melhor forma de realizar a limpeza.

Caso a sujeira seja mais grossa, você pode utilizar uma esponja do lado macio pra ajudar. Mas, nunca use objetos metálicos para raspar ou friccionar os painéis, isso pode causar arranhões no vidro e fazer seu sistema perder desempenho.

O importante é lembrar da sua segurança em primeiro lugar e só subir no telhado se tiver equipamentos de segurança ou já estiver acostumado a fazer o mesmo.

 

 

Agora que você já sabe que a manutenção de usinas de energia solar é praticamente ZERO, que tal substituir a mensalidade da conta por um investimento que vai te dar energia de graça?

Faça um orçamento.

Conheça nossos projetos e veja o quanto centenas de empresas já estão economizando.

Visite nossa página no Facebook.
Siga nosso Instagram.

Visite nosso Blog para tirar suas dúvidas sobre energia solar.

Se a energia cair, meu sistema solar continua funcionando?
Energia solar tem ajudado empresários a economizar na pandemia

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Agora que você conhece os benefícios da energia solar fotovoltaica, solicite agora um orçamento grátis.

Menu