Energia solar: a maior aliada do agroprodutor em tempos de crise

Dicas, Economia
agroprodutor

Se você é agroprodutor, eu indico que continue essa leitura porque eu garanto que vou mudar o que você pensa sobre energia solar.

Primeiramente, se você acha essa uma solução cara, já te informo que dá para pagar o seu sistema só com a economia gerada, sem tirar 1 real do orçamento.

Se você busca uma alternativa para ganhar concorrência, otimizar a produção e cortar até 95% dos gastos, saiba que, desde 2012, com a Resolução Normativa nº. 482 da ANEEL, o uso de energia solar se tornou uma alternativa extremamente viável para o desenvolvimento da agropecuária.

E é bom se preparar mesmo, porque em 2022 as tarifas vão continuar como as mais caras da história e o incentivo ao agro, com a diminuição da bandeira durante a madrugada, vai acabar.

Por isso, nesse artigo eu vou te mostrar como a energia solar pode auxiliar no seu agronegócio e se você é um agroprodutor é mais fácil investir do que você imagina.

 

Maior autonomia

Se você é produtor rural, provavelmente já trabalha com planos A, B, C e D que precisam ser criados para lidar com a falta de chuva e energia em regiões mais afastadas e sem conexão elétrica ou até mesmo para tentar economizar nas tarifas absurdas da companhia de distribuição.

Investindo em energia solar você fica livre de tudo isso e ainda pode escolher entre os sistemas on-grid ou off-grid que dão a opção de armazenar energia para usar quando precisar ou até “emprestar” o excedente para gerar créditos energéticos.

Os créditos de energia solar realmente dão desconto na conta?

O resultado é uma produção 100% eficiente durante todo o ano e, claro, 95% do valor da conta é economizado e volta para o seu bolso e para o seu negócio.

 

Investimento no futuro e na agricultura de precisão

O investimento em modelos de produção sustentáveis já é um futuro que existe e logo será obrigatório pela evolução das leis e cobrança por uma sociedade mais consciente.

Por exemplo, muita gente tem investido em soluções hídricas, por não gerar nenhum tipo de poluente.

No entanto, áreas enormes precisam ser inundadas e, com o tempo, a fauna e flora desses locais entram em decomposição, liberando metano para a atmosfera.

E todo mundo perde. O planeta e a sua produção também, pois os solos férteis são perdidos e o curso natural dos rios são alterados.

Investir em energia solar, além de ser fácil, não traz nenhum tipo de impacto e ainda te permite investir na agricultura de precisão, que melhora sua produção através de tecnologias como o monitoramento de dados.

 

Redução de custos

Irrigação: você substitui as bombas de água movidas a diesel por bombas movidas a partir da luz do sol, pode investir em um sistema mais moderno de irrigação ou até usar essa energia em motores e cortadores.

 

Aviários e currais: seja para ventilação e climatização ou iluminação em granjas e espaços de criação de frangos ou gado, você corta todo o custo, um dos mais altos da produção, e otimiza o tempo de corte e abate, sem perder animais por falta de energia.

 

Ordenha e produção de leite: suas ordenhadeiras e maquinários de resfriamento de leite podem funcionar com energia solar, protegendo todo o insumo mesmo em picos de falta de energia e acabando totalmente com prejuízos por perdas de itens e tratamento com os animais.

 

Cercas elétricas: o uso de cercas elétricas para o manejo de gado também é outro setor que demanda muita energia e aumenta o valor da sua conta. Com energia solar você não precisa se preocupar com o desligamento das cercas e ainda economiza no processo.

 

Armazenamento de grãos: esse é o valor mais caro da sua produção. É possível utilizar a energia solar para manter todos os recipientes de armazenamento, secagem, criação de concentrados e alimentação de caldeiras funcionamento e sem gastar 1 real com energia.

 

Linhas de financiamento em energia solar exclusivas para o agroprodutor

Além da possibilidade para o agroprodutor de usar a economia gerada mês a mês para pagar a prestação do seu sistema rural, você ainda tem uma força extra com centenas de linhas de financiamento exclusivas.

Separamos a dedo as melhores linhas com as menores taxas de juros para te ajudar:

Financiamento de energia solar rural: como aproveitar benefícios e pagar pouco

 

Quer saber quanto custa instalar uma usina solar na sua fazenda? Preencha o formulário a baixo que entraremos em contato.

 

Energia solar: o agronegócio é o segmento que mais investiu em sistemas fotovoltaicos
Energia solar em condomínios: vale realmente a pena investir?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Agora que você conhece os benefícios da energia solar fotovoltaica, solicite agora um orçamento grátis.

Menu