Agroprodutor cresce e ganha competitividade com energia solar

Economia
Agroprodutor

Segundo o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, o produtor rural tem “despertado” para os benefícios que a energia solar tem a oferecer para o negócio.

E parece ser verdade!

No último ano, o setor agro quase dobrou o investimento em soluções de energia solar e tem adotado, cada vez mais, soluções como essa para ganhar competitividade no mercado e cortar custos na produção.

Além da possibilidade de ter até 95% de economia e inovar em um meio que produz energia limpa, o agroprodutor tem aproveitado a queda no valor de uma usina solar e nos módulos on grid que possuem um valor menor comparado aos módulos off grid.

Com o tempo de retorno cada vez menor, diversos setores já têm mostrado resultados positivos com o investimento.

 

Irrigação de culturas

Com produção de energia durante todo o ano, as bombas de água geralmente movidas a diesel são substituídas por energia gerada pelo sol.

E fica ainda mais fácil para quem produz em áreas de seca, com a possibilidade da construção de poços artesianos e bombeamento 100% feito com energia solar.

 

Produção leiteira

A conservação do insumo sempre foi uma das dificuldades e elementos que mais consomem energia na produção. Com energia solar, é possível manter o maquinário de retirada de leite, resfriamento e conservação funcionando 24h por dia sem perda.

Além disso, todo o processo de tratamento com os animais é otimizado e os custos “enxugados”.

 

Avicultura

Com a energia gerada, todo o sistema de granja e espaço de criação se mantém autossuficiente e autoprodutor, e os custos com energia são praticamente 100% eliminados.

 

Grãos

A produção mais cara do agronegócio fica por conta da conservação de grãos. Com energia solar é possível manter todo o maquinário como recipientes de armazenamento, secagem, criação de concentrados e alimentação de caldeiras em total funcionamento e sem gastar 1 real com energia.

 

O agro é o terceiro setor que mais investe em energia solar no Brasil

A energia solar tem sido um dos maiores aliados do agroprodutor por oferecer benefícios como produção durante todo o ano, mesmo em períodos de chuva ou seca.

O setor é o terceiro que mais investe nesse tipo de solução no país, somando 12,5% do total.

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar, somente no primeiro semestre desse ano o agronegócio investiu R$ 1,1 bilhão em energia solar.

De 2012 pra cá, o valor já chega a R$ 32,21 bilhões.

 

Linhas de financiamento exclusivas

Se todos os benefícios acima ainda não forem suficientes, o agroprodutor tem uma forcinha extra com linhas de financiamento exclusivas para realizar os investimentos.

Quem tem o sonho de instalar uma usina pode contar com taxas de juros abaixo da média de mercado e diversos benefícios e incentivos de linhas bancárias.

Os créditos de energia solar realmente dão desconto na conta?

 

Projetos Rurais

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Agora que você conhece os benefícios da energia solar fotovoltaica, solicite agora um orçamento grátis.

Menu