Indústrias que faz o uso da energia solar estão gerando grande economia.
Nos últimos anos, a sustentabilidade tornou-se um grande diferencial nos mercados econômicos, principalmente no setor industrial.
É por isso que as empresas que utilizam a energia solar em seu processo produtivo estão ganhando cada vez mais importância no mercado.
Isso constrói uma imagem empresarial de preocupação com o meio ambiente e também ajuda a economizar no consumo de energia. Afinal, é possível reduzir os custos na conta e ter mais recursos para investir no seu negócio.
Sendo assim, reunimos os 5 setores que mais se beneficiam do investimento em energia solar. Então, continue a leitura porque sua empresa pode estar nessa lista. Fique ligado que há um bônus no final!
-
Indústria mecânica
As indústrias de bens intermediários, como a mecânica, utilizam máquinas de grande porte no processo de produção. Como consequência, o consumo de energia é elevado. É por isso que elas são fortemente beneficiadas com o uso da energia solar.
Além da possibilidade de reduzir esses gastos, outro benefício do sistema fotovoltaico para as indústrias é a possibilidade de monitorar, em tempo real, a quantidade de energia elétrica que está sendo produzida por meio da irradiação solar. Isso se traduz na tomada de medidas eficazes para reduzir cada vez mais o consumo energético e tornar os produtos ainda mais valiosos no mercado.
-
Indústria farmacêutica
Indústrias que atuam na produção de medicamentos necessitam de um grande investimento em energia elétrica para a segurança de todo o processo. Afinal, são utilizadas máquinas e diversos aparatos. O segmento se beneficia com o uso da energia solar, principalmente por conta da economia.
-
Indústria alimentícia
A indústria alimentícia é um dos setores que mais consomem energia no Brasil e no mundo.
Fábricas de cerveja e vinho, por exemplo, estão entre as maiores no Brasil que precisam de energia para garantir que a levedura empregada na fermentação não se contamine com outros microrganismos prejudiciais e para manter todo o maquinário funcionando.
Fábricas de alimentos e até mercearias de médio e pequeno porte, por exemplo, também faz o uso grandes quantidades da energia para preparar e manter carnes, vegetais e outros alimentos conservados.
Além disso, esse setor depende de equipamentos robustos para a preparação, refrigeração e armazenamento de sua produção e, caso haja falta de energia, a produtividade cai e as chances de os alimentos estragarem são gigantes.
Com energia solar, esse setor consegue economizar nas despesas, redirecionar o valor gasto para investimento e ainda investe em medidas sustentáveis para a manutenção da qualidade dos produtos.
Por isso, a indústria alimentícia é uma das que mais têm a ganhar com o uso da energia solar e podem economizar até 95% na conta.
-
Agronegócio
O Brasil é grande produtor de leite e toda essa demanda precisa de grandes maquinários para retirada de leite, esterilização de equipamentos como ordenhadeiras e recipientes de armazenamento, secagem, criação de concentrados, alimentação de caldeiras, aviários, irrigação, etc.
Além disso, o setor agrário sofre com as mudanças constantes de clima e falta de chuvas que podem afetar a produção.
Com energia solar você garante produção durante todo o ano, sem depender de rede elétrica e consegue desenvolver um sistema de irrigação com poços artesianos e bombeamento através de painéis elétricos que vão garantir que a falta de chuvas não afete seu faturamento.
-
Indústria de vestuário
A indústria de vestuário é uma das que mais usam energias poluentes e emite gases prejudiciais na atmosfera.
No cenário onde o consumidor está mais atento e buscando opções com formas de produção mais sustentáveis, esse é outro exemplo das indústrias que se beneficiam com a energia solar.
O principal benefício dessa tecnologia é a economia, mas a valorização da marca através de uma ação sustentável agrega valor, sendo inclusive recompensada com diversos programas do governo.
Nesse sentido, podemos destacar duas frentes:
Marketing verde: com o uso de uma energia limpa e renovável, o marketing da empresa pode se aproveitar disso, atraindo e fidelizando o consumidor consciente.
Valorização do empreendimento: com o aumento e a fidelização dos clientes por conta de ações sustentáveis, a indústria se valoriza no mercado, inclusive no de ações.
BÔNUS: Hotéis
Ar-condicionados, sistemas de aquecimento, energia 24h, etc.
Esses são alguns dos maiores consumidores de energia do setor hoteleiro e não são aparelhos que consomem pouco.
Por esse motivo, muitos hotéis têm sido pioneiros na adoção de sistemas solares para diminuir o valor pago no fim do mês. Com essa atitude, eles não apenas estão cortando custos, mas também se diferenciando no mercado hoteleiro, que é extremamente competitivo, através de selos de sustentabilidade ambiental e eficiência energética.
Então, se você possui uma empresa e deseja acabar de uma vez por todas com a despesa da conta de luz, SOLICITE UM ORÇAMENTO GRATUITO e dê o primeiro passo para alavancar o faturamento do seu negócio.