Se a energia cair, meu sistema solar continua funcionando?

Dúvidas
Se a energia cair, meu sistema solar continua funcionando Cordeiro Energia

“Se a energia cair, meu sistema solar continua funcionando?”. Essa é uma das maiores dúvidas de quem deseja investir em energia solar. Afinal, queremos economia na conta, mas não queremos ficar sem energia.

Mas a resposta é: DEPENDE!

Isso porque existem dois tipos de sistema fotovoltaicos legalizados atualmente no Brasil: os sistemas “on grid” e “off grid”.

Então, se essa é sua dúvida, nós vamos te explicar como funcionam esses dois sistemas e o que acontece em cada um se a energia acabar. Ficou curioso? Continue acompanhando o post.

www.cordeiroenergia.com.br/como-funciona-a-energia-solar/

Sistema off grid

Os sistemas off grid são como o nome já diz: “fora da rede”. Nesse tipo de sistema, toda energia excedente é armazenada em baterias que são utilizadas nos períodos da noite ou quando não há incidência solar.

www.cordeiroenergia.com.br/gerar-energia-dias-nublados/

Dessa forma, esse sistema não depende da rede pública e pode funcionar de maneira independente da concessionária e, se faltar energia, seu sistema vai continuar funcionando.

Sistema on grid

Já os sistemas on grid, são conectados à rede. Nesse tipo de sistema, a energia produzida é consumida imediatamente e o excedente não é armazenado e sim enviado pra rede pública como créditos energéticos.

Se a energia cair, você estará dependente da rede pública e o seu sistema vai cortar o fornecimento de energia e só voltar a funcionar quando a rede restabelecer o serviço.

Apesar de ser uma situação desconfortável e incômoda, essa é uma medida de segurança exigida pela Aneel para preservar a segurança dos técnicos na hora de realizar consertos na rede pública.

Mas a vantagem, além da economia, é a produção de créditos energéticos que serão abatidos na conta e você pode chegar a pagar somente a taxa mínima de energia.

Sistema híbrido

Ainda existe um terceiro tipo de sistema que não é legalizado no Brasil e está dependente de regras para se tornar legal.

Esse tipo de sistema é uma combinação do sistema on grid e off grid e possui um gerador isolado e uma instalação conectada à rede.

Aqui, o gerador ou bateria funciona como um backup, para quando a energia falhar, ele fornecer energia até que a rede pública volte a funcionar normalmente.

A boa notícia é que o mercado de energia solar tem crescido de forma assustadora no Brasil e as opções e possibilidades de usar e produzir energia limpa estão aumentando cada vez mais.

 

E aí, entendeu como tudo funciona? “Se a energia cair, meu sistema solar continua funcionando?” deixou de ser uma dúvida? Então, siga nossas redes sociais pra ficar por dentro de outras explicações, curiosidades e dicas.

Visite nossa página no Facebook.
Siga nosso Instagram.
Visite nosso Blog para tirar suas dúvidas sobre energia solar.

Faça um orçamento.
Conheça nossos projetos e veja o quanto centenas de empresas já estão economizando.

Créditos energéticos: produzi mais energia do que eu gastei, e agora?
Como funciona a manutenção de usinas de energia solar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Agora que você conhece os benefícios da energia solar fotovoltaica, solicite agora um orçamento grátis.

Menu