Você conhece os créditos de carbono? Eles confundem muita gente, especialmente a respeito da relação dessa “moeda” com a energia solar.
Mas viemos explicar, de forma fácil e simples, como esses créditos funcionam e como isso pode beneficiar a sua empresa e o nosso planeta.
Então, vem comigo:
O que são créditos de carbono?
Atualmente, a indústria é uma das grandes responsáveis pela emissão de carbono na atmosfera e, nos últimos anos, os números só cresceram.
Durante a produção de produtos ou serviços dentro das indústrias, gases são emitidos na atmosfera através da queima de combustíveis fósseis.
Além disso, a criação de gado em pastagem, queimadas, cultivo de arroz e o desmatamento são consequência do comportamento dessas empresas e também ajudam a aumentar, e muito, a emissão de carbono.
Com a pandemia da COVID-19, a emissão de gases caiu em 7% em relação aos outros anos, mas essa queda não foi suficiente pra melhorar o cenário e, segundo o serviço meteorológico do Reino Unido, a concentração de carbono na atmosfera vai atingir o seu nível mais alto em 2021.
Mas os créditos de carbono vieram antes disso.
Lá em 2005, a Convenção do Clima da ONU já antecipava essa crescente e estabeleceu, como medida, os créditos de carbono ou reduções certificadas de emissões (CERs – Certified Emission Reductions) na tentativa de reduzir a emissão desses gases.
Funciona assim:
De acordo com o decreto, cada empresa precisa reduzir o nível de emissão de gases em X%.
Caso a empresa não consiga adotar medidas pra atingir essa redução, ela pode comprar créditos de carbono como um bônus para compensar a sua produção de dióxido de carbono.
Esses créditos são comprados de projetos que investem em ações para reduzir as emissões e desenvolvem projetos com causas sustentáveis e, com isso, diminuem seu impacto no aquecimento global.
Cada crédito adquirido equivale a uma tonelada de CO2 que deixou de ser emitido.
Atualmente, existem 22 projetos registrados no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), estabelecido pela ONU no Protocolo de Kyoto e 12 deles no Brasil.
O que os créditos de carbono têm a ver com energia solar?
Segundo dados compartilhados pelo CHG Protocol, a indústria emite 89,1% de CO2. Isso porque a maior fonte de energia usada atualmente provém de fontes energéticas fósseis como o gás natural, o carvão mineral e o petróleo.
Mas existem formas de adotar fontes renováveis como a energia solar e fotovoltaica, que usa a luz do sol como fonte de energia e não produz nenhum tipo de gás poluente no processo.
Dessa forma, a sua empresa vai economizar até 95% com energia, reduzir o impacto ambiental no planeta, ganhar apoio do governo com diversos programas de recompensa e usufruir dos vários benefícios de ser ter uma usina própria de energia.
cordeiroenergia.com.br/quais-as-vantagens-e-desvantagens-da-energia-solar/
E não tem desculpa, hoje o mercado já oferece todo tipo de projeto de energia solar fotovoltaica, para todos os segmentos, portes e necessidades e já existem centenas de linhas de financiamento com parcelamento fácil.
cordeiroenergia.com.br/e-dificil-financiar-energia-solar-no-brasil/
Além de ajudar a reduzir as secas, enchentes e os danos no meio ambiente para as futuras gerações, a sua empresa também vai colher os frutos de ter uma imagem sustentável agregada e da geração de valor da sua marca.
Então, tá na hora de rever as ações sustentáveis da sua empresa!
Você pode começar agora solicitando um orçamento personalizado totalmente de graça e saber qual o valor médio do projeto pra sua empresa.
Siga a Cordeiro Energia pra ficar por dentro de outras explicações, curiosidades e dicas:
Curta nossa página no Facebook.
Siga nosso Instagram.
Visite nosso Blog para tirar suas dúvidas sobre energia solar.
Conheça nossos projetos e veja o quanto centenas de empresas já estão economizando.
8 Comentários. Deixe novo
Boa tarde rep!
Tenho uma usina fotovoltaica gerando 1MW / mês na qual o sistema de monitoramento informa que estou tendo crédito de carbono na ordem de 1 to mês. Como faço para ter este certificado e poder negociar isso?
Grato
Newton
Alguém te respondeu sobre seu comentário Newton? Também tenho essa duvida.
Quero saber um pouco sobre isso. Tenho um crédito produzido por energia solar
Newton, conseguiu a resposta?
Conecto creditos de carbono a fundos de investimento europeus juanbarros2030@gmail.com
Bom dia!
Tenho uma usina fotovoltaica gerando 1,5MW / mês na qual o sistema de monitoramento informa que estou tendo crédito de carbono. Como faço para ter este certificado e poder negociar isso?
Bom dia, também gostaria de saber exatamente a mesma informação. Como podemos com nossa geração própria de energia, estar sendo medido ela não emissão de carbono e vender os créditos de compensação. Se alguém puder ajudar, agradeço. adm.marcio.azevedo@gmail.com 93 991144488
Gostaria de saber também como podemos negociar esse credito que geramos.