Quais as vantagens e desvantagens da Energia Solar?

Dúvidas
vantagens e desvantagens da Energia Solar

Quais as vantagens e desvantagens da Energia Solar?

Investir em energia solar vale a pena?

Apesar de ser uma alternativa muito usada em países do primeiro mundo e estar em alta crescente aqui no Brasil, muita gente ainda tem dúvida se deve ou não investir em energia solar.

Por isso, nós trouxemos as principais vantagens e desvantagens de ter uma usina fotovoltaica em casa, pra você colocar na balança e tomar sua decisão.

VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR

Economia

Um sistema fotovoltaico permite que você use a luz do sol para gerar sua própria energia elétrica e economizar até 95% na conta. Você só continuará pagando a taxa de disponibilidade e uso da rede pública.

E se isso é pouco, a energia gerada que não for consumida é “emprestada” à rede elétrica e devolvida para você em forma de créditos energéticos, que podem ser utilizados como desconto na sua conta.

Nós, da Cordeiro Energia, temos resultados reais disso:

O Cristiano, um de nossos clientes, é dono de uma mercearia em Curvelo – MG e pagava mais de R$2 mil reais de conta de energia. Ele nos procurou e desenvolvemos um projeto que atendesse às necessidades da sua mercearia.

Logo após a instalação do sistema, a mercearia do Cristiano começou a produzir sua própria energia e hoje ele paga menos de R$100 reais por mês na conta de energia.

Isenção de ICMS e IPTU Verde

Isenção de ICMS e IPTU Verde

Imóveis com sistema solar geram energia, que é emprestada à rede pública e esse empréstimo traz benefícios, como a isenção do ICMS.

Isso significa que você não irá pagar taxas ao usar, posteriormente, a energia que oferecer para a rede pública.

Mas, além do ICMS, alguns estados também isentam os equipamentos de geração de energia solar e oferecem o chamado IPTU Verde, que é um desconto para quem utiliza soluções sustentáveis, como a energia fotovoltaica.

Valorização do imóvel

Não é difícil entender o porquê. É só imaginar: se você fosse comprar uma casa, gostaria de comprar um imóvel que tem geração própria de energia e conta quase zerada ou uma casa que depende da rede pública?

Uma pesquisa realizada pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeler, patrocinada, mostrou que casas com sistema próprio de geração de energia têm uma valorização de 3% a 6% e as pessoas estão dispostas a pagar pelo menos 15 mil dólares a mais por uma casa com placas solares instaladas do que uma sem.

E aqui no Brasil, a realidade é muito melhor, porque o nosso país tem um potencial de incidência solar enorme, que pode ser utilizado por você e ainda ajuda a economizar dinheiro.

Retorno do investimento

Diferente de outros investimentos, como uma casa ou um carro, um sistema solar não é apenas um gasto, mas sim um investimento.

O tempo de retorno do investimento de um sistema solar pode variar entre 5 e 8 anos e como estes sistemas possuem mais de 25 anos de vida útil, mesmo que demore 8 anos para ter retorno do valor investido, você terá mais de 17 anos de energia gratuita e economia no seu bolso.

Manutenção 0

Outra vantagem do sistema solar fotovoltaico é que o custo de manutenção tanto preventiva, quanto corretiva é 0.

O único cuidado que se deve ter é a lavagem dos módulos a cada 6 meses, que pode ser feito por você mesmo.

Mas isso só no caso deles estarem muito sujos, o que não é frequente, visto que eles possuem uma película antiaderente que previne o acúmulo de sujeira.

E também, a própria água da chuva se encarrega de levar embora a sujeira e poeira mais fina.

DESVANTAGENS DA ENERGIA SOLAR

Valor do Investimento

A aquisição e instalação de um sistema fotovoltaico tem um valor considerado alto, até porque é um investimento de longo prazo, que vai estar com você por até 25 anos.

Mas, existem diversas opções de bons financiamentos pra te dar uma força.

São pelo menos seis bancos com linhas de financiamento especiais para instalação de energia fotovoltaica. O Santander, por exemplo, possui o CDC Sustentável Solar, que financia 100% do valor, com parcelamento em até 60x.

O Bradesco possui linhas de financiamento com taxas a partir de 0,99% a.m e o Banco do Brasil possui os programas FCO e Proger Urbano Empresarial, com taxas definidas de acordo com o seu caso. Opção é o que não falta!

Não gera energia à noite ou em dias nublados

Um dos aspectos que você deve saber é que, como os painéis precisam da luz do sol, a geração de energia é bem baixa durante a noite ou em dias nublados.

Mas isso não é um problema, porque durante o dia o sistema vai gerar mais energia do que o seu imóvel consome e vai gerar créditos que vão ser usados durante a noite e em dias nublados.

Ou seja, você nem vai notar.

Mudança estética do imóvel

A instalação dos módulos fotovoltaicos vai alterar a fachada da sua casa e isso é considerado uma desvantagem para algumas pessoas.

No entanto, alguns imóveis já possuem telhados projetados com as direções e inclinações adequadas para receber o sistema fotovoltaico e o projeto se encaixa de forma natural e como parte da sua casa.

 

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens da energia solar, que tal solicitar um orçamento personalizado de um sistema fotovoltaico para o seu negócio ou sua casa?

Solicite seu orçamento aqui


Visite nossa página no Facebook.
Siga nosso Instagram

Como funciona a energia solar?
Como ajudar o meio ambiente e economizar mais

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Agora que você conhece os benefícios da energia solar fotovoltaica, solicite agora um orçamento grátis.

Menu