Como funciona o processo de homologação para regularizar a energia solar?
Antes da Cordeiro Energia colocar a mão na massa e colocar uma usina fotovoltaica em funcionamento na sua casa ou empresa, é preciso passar pelas etapas do processo de homologação da energia solar, que é basicamente o processo onde a rede pública, que distribui energia, vai autorizar e regularizar o projeto.
É através da homologação que toda energia que seu sistema produzir vai se transformar em créditos energéticos, que vão ser usados nos dias nublados e à noite e ainda podem ser usados como desconto na conta.
Mas muita gente tem dúvidas a respeito desse processo, e apesar de parecer ser um “bicho de sete cabeças”, não se preocupe, a homologação da energia solar é mais simples do que parece e vamos mostrar agora:
Etapa 1 – Solicitação de acesso
Esse é o primeiro passo quando você decide começar a gerar energia limpa, que irá contribuir com o meio ambiente e que vai trazer inúmeros benefícios pra sua casa ou empresa.
www.cordeiroenergia.com.br/por-que-a-energia-solar-e-um-dos-melhores-investimentos-para-2020
Nessa etapa, é preciso fazer a solicitação de acesso, que nós chamamos pelo nome técnico de “solicitação de microgeração ou minigeração”, à distribuidora de energia da sua cidade.
Nessa etapa também vão ser solicitados alguns documentos, como o certificado de conformidade do(s) inversor(es), número de registro da concessão do Inmetro e a lista com o seu nome e das outras pessoas que vão se beneficiar do sistema.
Mas não se preocupe, vamos ajudar com a “papelada” necessária para dar andamento ao processo.
Etapa 2 – Análise da solicitação
A distribuidora vai analisar o pedido e vai aprovar ou reprovar o projeto.
Se aprovado, a concessionária vai emitir um documento que libera o seu imóvel para usar a rede e “emprestar” a energia gerada, que será retornada pra você como créditos energéticos, que já falamos anteriormente.
Caso reprovado, a concessionária pede as correções necessárias e nós solicitamos um novo pedido.
Etapa 3 – Aprovação do projeto
Após a autorização, é mão na massa.
Esse é o momento que se inicia o processo de instalação de seu sistema de energia fotovoltaica no telhado do imóvel.
Etapa 4 – Vistoria do sistema instalado
Depois da instalação do sistema, uma equipe da distribuidora vai até o seu imóvel para verificar se o sistema fotovoltaico está instalado de forma correta e seguindo todos os padrões exigidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Durante essa vistoria, a equipe também vai realizar testes de segurança com o inversor solar.
Etapa 5 – Troca do relógio
Chegamos na etapa final.
Depois da vistoria, a concessionária fica com a missão de fazer a troca do relógio unidirecional, aquele relógio comum que está presente em todas as casas, pelo bidirecional, que é um relógio capaz de registrar a energia que sobra no painel solar e é entregue para a concessionária pública.
Seguindo todas as etapas da forma correta e recebendo a aprovação em todos os passos, todo o processo leva em média de 30 a 34 dias para ser finalizado.
Depois da substituição do relógio, o sistema está pronto para funcionar e aí acabou a preocupação com a conta de energia no final do mês.
Viu como é simples o processo de regularização de energia solar? E tudo fica ainda mais fácil porque nós, da Cordeiro Energia, temos mais de 12 anos de experiência e assumimos as rédeas do processo durante cada etapa da tramitação e entregamos o projeto totalmente finalizado pra você começar a economizar de imediato.
Ainda tem alguma dúvida ou quer saber mais? Você pode: Falar com um especialista da nossa equipe e bater um papo ou Solicitar seu orçamento personalizado para sua casa/empresa
Visite nossa página no Facebook.
Siga nosso Instagram
1 Comentário. Deixe novo
[…] http://www.cordeiroenergia.com.br/homologacao-para-regularizar-a-energia-solar/ […]