Por que a energia elétrica em Montes Claros é tão cara?
O aumento gradual da energia elétrica está pesando no bolso dos moradores de Montes Claros, consumindo uma parcela cada vez maior dos orçamentos familiares.
Os reajustes tarifários anuais transferem os aumentos de custos das distribuidoras de energia para os consumidores e o principal motivo é a inflação.
Analisamos os reajustes e os reais motivos por trás do aumento da conta de energia para realmente explicar o porquê a energia elétrica em Montes Claros é tão cara.
Confira abaixo!
Alto preço das termelétricas
As mudanças climáticas e o desmatamento local já estão alterando o regime de chuvas do Brasil. A maior parte da energia renovável do país vem de hidrelétricas, mas essas usinas precisam de bacias hidrográficas saudáveis para operar com segurança.
Em 2021, a seca foi mais intensa que a média histórica, com reservatórios secando em várias partes do país. Com isso, muitas termelétricas com energia mais cara foram contratadas às pressas para evitar quedas de energia, a um custo de R$ 12 bilhões por ano durante 3,5 anos.
Uma estação chuvosa acima da média encheu os reservatórios logo após a seca, mas os contratos com as termelétricas são inflexíveis e os brasileiros continuam pagando caro pela energia gerada por elas, mesmo com sobras de hidrelétricas.
Energia solar: a maior aliada do agroprodutor em tempos de crise
Subsídios
Não é só o uso de termelétricas que encarece a conta. Segundo a Abrace (Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres), apenas 53,5% valor da conta de luz é resultado da dos custos de geração, transmissão e distribuição da energia. Os outros 46,5% correspondem a subsídios, impostos e ineficiências do setor.
Outro impacto no custo para os consumidores são os subsídios oferecidos às pequenas distribuidoras de energia – cerca de R$ 400 milhões por ano.
Conta de luz vai subir ainda mais em 2023
O reajuste médio das tarifas de energia elétrica em 2023 deve ser praticamente igual ao valor da inflação prevista pelo Banco Central – IPCA de 4,6% (Índice de Preços ao Consumidor-Amplo).
Cálculos de consultorias especializadas no setor sugerem que as tarifas de energia elétrica devem aumentar em torno de 5% em média.
As projeções correspondem à média para o Brasil, ou seja, os índices diferem para cada estado dependendo da distribuidora que atua em cada localidade.
As tarifas de energia são reajustadas anualmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de acordo com o “aniversário” do contrato de cada concessionária.
Reajuste tarifário de energia: Saiba o valor médio para 2023
NÓS TEMOS A SOLUÇÃO!
Quer economizar na conta de luz em Montes Claros? Nós temos a solução certa para você!
Invista em energia solar em Montes Claros com a Cordeiro Energia! Reduza até 95% do valor da sua conta de luz, gere investimento, valorize seu imóvel e pratique sustentabilidade.
Tenha um projeto de energia solar feito por quem é referência na área. Possuímos profissionais altamente qualificados e reconhecidos no mercado de energia solar para realizar o projeto da sua usina solar fotovoltaica.
Se quer economizar de verdade, entre em contato conosco clicando abaixo.