É possível gerar energia em dias nublados?

Dúvidas
Energia solar - Dias Nublados - Energia Solar

Gerar energia em dias nublados é possível?

Essa é uma pergunta muito comum, especialmente para quem está pensando em investir em energia solar, afinal de contas, esse é um sistema que depende basicamente do sol para gerar energia. Será que mesmo que em dias nublados é possível manter o consumo de energia da minha casa ou empresa?

A resposta é SIM! Um sistema fotovoltaico continua produzindo energia elétrica mesmo em dias nublados ou chuvosos, porque as placas solares produzem a energia a partir dos raios solares e não do calor do sol.

É claro que em dias com menos sol, a eficiência energética diminui, mas não precisa se preocupar. O Brasil tem uma das maiores incidências solares do mundo e um potencial energético impressionante. Sendo assim, os dias nublados não afetarão o retorno do seu investimento e nem trará aumento na conta.

Para explicar melhor e acabar de vez com as dúvidas, preparamos esse artigo pra explicar melhor como funciona a produção de energia em dias nublados.

Como um sistema fotovoltaico capta energia?

Pra entender como isso acontece, vamos te explicar como funciona um sistema fotovoltaico.

1- Os painéis solares (aqueles que você vê em cima dos telhados) são formados por células solares, que captam os raios solares e transformam em energia

2- O inversor solar, que é um adaptador de energia, vai transformar a energia captada em forma de corrente contínua para corrente alternada, que é a corrente elétrica compatível com a rede de nossas casas

3- A energia produzida pode ser consumida imediatamente e tudo que você não usar, vai ser devolvida para a rede elétrica em forma de créditos, que você pode usar como desconto na conta.

Durante os dias nublados, uma grande parte da radiação solar ainda é capaz de atravessar a camada de nuvens e chegar até os painéis solar, produzindo energia normalmente, só que com menos potência.

Assim funciona também com períodos chuvosos. Durante esses dias, a eficiência dos painéis solares cai, mas a chuva também é responsável pela manutenção do sistema, por auxiliar na limpeza das placas e remoção de sujeira que possa gerar sombra e atrapalhar a captação.

O único período em que o sistema solar não produz energia é a noite, porque não existe radiação solar. Só que isso não quer dizer que você vai ficar sem energia.

Por fim, a natureza tem seus dias de sol e chuva e, embora a eficiência energética seja reduzida em dias nublados, a energia gerada é suficiente para manter a sua casa ou empresa funcionando normalmente, pois os painéis fotovoltaicos nunca param de gerar energia durante o dia.

Quero gerar energia, como faço?

E se você deseja calcular a eficiência de um sistema solar no seu imóvel, é simples. É só preencher o formulário que nós iremos fazer uma simulação, te mostrando o quanto de economia você pode ter e uma média da geração de energia do seu sistema, levando em conta sua região, períodos chuvosos e incidência solar.

Se ainda tem alguma dúvida ou receio em investir em energia solar, temos mais umas dicas para te mostrar quais são os benefícios que a energia fotovoltaica traz para a sua vida e pro seu futuro:

Clique Acessar Nosso Artigo

 

Qual a diferença entre aquecimento solar e energia solar fotovoltaica?
Você sabia que um sistema solar pode valorizar o seu imóvel em até 30%?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Agora que você conhece os benefícios da energia solar fotovoltaica, solicite agora um orçamento grátis.

Menu