Como saber se meu sistema solar está gerando a energia prometida?

Economia
energia solar

“Investi em um sistema solar, mas estou sentindo que tanto a energia gerada quanto a minha economia não estão sendo as mesmas prometidas”.

Se você se identificou com a frase acima, CALMA!

O primeiro pensamento que nos vem na cabeça é supor que sofremos um golpe e pagamos por algo que não foi prometido.

Sim, isso pode acontecer, mas na maioria dos casos é provável que seu inversor tenha sofrido algum erro de funcionamento ou algum componente técnico, como cabos ou conectores, tenha entrado em curto.

Mas como saber se realmente foi um erro ou se o golpe de fato veio?

Nesse artigo nós trouxemos dicas que você pode colocar em prática agora mesmo para conferir se seu sistema está funcionando com potência total, antes de pegar o telefone e entrar em contato com a empresa.

 

Não mexa nos painéis solares sozinho

A primeira coisa que vem na cabeça de quem tem um sistema solar que não está funcionando bem é tentar resolver o problema sozinho.

Porém, nós devemos alertar: não mexa nos painéis solares e nem suba no telhado para realizar o monitoramento sem acompanhamento.

Os únicos profissionais capacitados para esse tipo de trabalho são engenheiros e equipe responsável que passam por treinamentos e usam equipamentos de proteção individual.

Caso desconfie de algum problema, o recomendado é ligar para o suporte da empresa responsável e aguardar profissionais qualificados.

No caso da manutenção, a dica segue a mesma: não suba no telhado pra realizar nenhum tipo de limpeza. Você pode realizar a manutenção usando uma mangueira do chão para remover o excesso de poeira ou dejetos nos painéis.

 

A conta de energia não vai te dar essa resposta

Muita gente tem o costume de recorrer à conta de energia pra colher informações de funcionamento do sistema, mas isso não é aconselhável.

Primeiramente, a sua conta não vai te mostrar o quanto de energia está sendo produzida pelo seu sistema, mas somente o quanto de energia foi “emprestada” para a concessionária e o quanto você consumiu.

Mesmo que haja algum erro ou falha acontecendo, a produção de energia pode variar de acordo com a estação do ano e/ou com períodos de chuva e essas informações não serão explicadas na fatura da sua conta.

Além disso, quando há pouca produção e um alto consumo, a concessionária de energia vai fornecer energia proveniente da rede pública e isso acontece de forma automática, impactando no valor e dados da conta.

 

Monitore os dados do seu sistema

A maioria dos inversores de sistemas solares string ou aqueles que ficam acoplados na parede possuem sistema de monitoramento online através de wifi.

Em alguns é possível acompanhar os dados pelo celular de qualquer lugar, já em outros os dados aparecem no display dos inversores.

Dessa forma, você consegue monitorar a performance do seu sistema, a produção de cada módulos e tem acesso às informações mais detalhadas que irão te ajudar a descobrir se existe algum problema ou se seu sistema não está produzindo na potência adequada.

Caso o seu monitoramento não esteja ativo, entre em contato com a empresa responsável e peça a ativação e informações de como realizar o acompanhamento.

 

Veja se os resultados são os mesmos prometidos

Antes de fechar contrato, você provavelmente recebeu um mini dossiê com todas as informações do projeto e estimativas de produção, consumo e economia.

Por isso, é essencial que você compare os números do seu monitoramento com os números que foram prometidos pela empresa.

No display do inversor, dificilmente você vai encontrar números detalhados. Na maioria das vezes, vai encontrar informações em kWh ou J de potência, mas que já dá para ter uma ideia.

Caso seu sistema possua monitoramento online pelo celular, você consegue ter acesso a todos os números de forma mais didática e fácil de entender.

Caso os números não estejam batendo, é provável que esteja acontecendo algum erro ou falha técnica, e aí é pegar o telefone e entrar em contato com o suporte da empresa responsável pelo projeto.

 

Escolha uma empresa de confiança

A Cordeiro Energia tem mais de 12 anos de experiência de mercado e um portfólio extenso de projetos entregues.

Além de seguirmos todas as normas e protocolos da ANEEL e trabalhar com fornecedores que nos entregam peças e componentes de mais alta qualidade, possuímos engenheiros qualificados e entregamos o prometido.

Nossos projetos são executados e planejados pra produzir energia em excesso e gerar resultados acima da expectativa.

Antes de tudo, carregamos em nossas veias o respeito por você cliente e pela integridade para a realização de projetos de qualidade.

 

Para falar com a gente ou pedir um orçamento personalizado para a sua casa, fazenda ou empresa, é só preencher o formulário abaixo.

Quais as etapas da construção e implementação de uma usina solar fotovoltaica
Energia solar: o agronegócio é o segmento que mais investiu em sistemas fotovoltaicos

2 Comentários. Deixe novo

  • Vagner Marques de Araújo
    6 de fevereiro de 2022 07:32

    Bom dia. Cidade de hortolandia SP. Tenho um consumo estimado em 250kwh. Pretendo instalar com propósito de 500 para crédito em outra residência da mesma operadora no caso CPFL. Gostaria de ter esse orçamento

    Responder
    • Bom dia Vagner, agradecemos seu interesse em fazer um orçamento conosco. Para solicitar seu orçamento preencha o formulário presente na pagina inicial do site e clique em solicitar orçamento.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Agora que você conhece os benefícios da energia solar fotovoltaica, solicite agora um orçamento grátis.

Menu