Depois da leitura deste artigo, a conta de luz não será mais um problema.
O Brasil é o país com a 4ª maior carga tributária sobre a conta de energia elétrica e a gente sente as taxas cada vez mais altas, obrigando a tirarmos cada vez mais do bolso, não é verdade?
No mês passado, a Aneel anunciou que vai reajustar o preço da tarifa da bandeira vermelha 2, a mais cara.
Mas existem pequenas ações que você pode colocar em prática na sua casa para evitar o aumento da sua conta.
Continue a leitura porque vou te contar quais são os maiores vilões do consumo e o que você pode fazer pra pagar bem pouquinho na conta.
Chuveiro
O chuveiro é um dos maiores vilões do gasto de energia em casa, tanto que, muitas vezes, ele é colocado em um circuito elétrico separado.
Pra você ter ideia, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, o chuveiro representa entre 25% e 35% da conta de energia das famílias.
Os aparelhos mais comuns possuem potência de aproximadamente 5.500 Watts, e o banho de 15 minutos por dia, por pessoa, para uma família de quatro pessoas, equivale ao consumo de mais de 400 lâmpadas de LED de 13W ligadas por 1 hora.
É muita energia! Então, menos tempo no banho é igual a menos consumo de energia.
O ser humano não precisa de 20 minutos de banho por dia, e reduzindo seu banho pela metade você ajudará o meio ambiente de duas maneiras: economizando energia e reduzindo o consumo de água potável, que é outro recurso que está em escassez na natureza.
Outras opções para economizar são:
substituir o seu chuveiro por opções mais modernas e que gastem menos energia, ou por modelos a gás;
usar o modo inverno somente quando bater aquele friozinho e não tiver como abrir mão da água quente.
Lâmpadas
As lâmpadas, até um tempo atrás, eram outra fonte de gasto de energia. Mas atualmente já existem opções muito mais econômicas.
As lâmpadas fluorescentes podem gerar uma economia de energia de até 75% em relação às incandescentes.
Isso porque uma lâmpada incandescente converte apenas 8% da energia em luz e ainda aquece muito o ambiente. Já as lâmpadas fluorescentes convertem 32% da energia em luz e quase não aquecem o ambiente.
Mas as campeãs de economia são as lâmpadas de LED. Uma lâmpada de 7W é equivalente a uma incandescente de 60W, o que gera, no caso de troca, quase 90% de economia.
Geladeira
A geladeira é o eletrodoméstico que mais consome energia na sua casa. O consumo dele isolado equivale a quase 30% do valor da sua conta.
Mas como economizar energia com o funcionamento da geladeira?
Primeiramente, lembre-se de limpar a geladeira por dentro e por fora.
Pelos de animais, poeira e lixo tendem a se acumular ao redor da bobina do condensador, o que demanda mais energia para funcionar, mais consumo e mais números na sua conta.
Ao limpar atrás da geladeira, a troca de calor no sistema de refrigeração vai ser melhor e seu aparelho vai puxar menos energia para funcionar.
Outra coisa é lembrar que geladeira não é varal de roupa.
Se você possui uma geladeira mais antiga, provavelmente vai existir uma grade ocupando boa parte da traseira dela, que a gente geralmente usa de varal.
Mas é ali naquela grade que a troca de calor do sistema acontece, e se você tampar essa parte com roupas, o sistema vai ter que fazer aquela força extra para resfriar e consequentemente gastará mais energia.
Outro ponto importante é que talvez você precise considerar trocar sua geladeira! Se você tem um modelo mais antigo, pode sair mais barato investir em uma opção mais moderna e que te ajude a economizar muito mais.
Existem alguns modelos mais atuais que foram projetados para consumir menos eletricidade. Então faças as contas, coloque tudo na ponta do lápis e se for mais viável trocar por um modelo mais atual, lembre-se de procurar por aparelhos com etiqueta do INMETRO e/ou selo do Procel.
Ferro de Passar
O ferro elétrico também é outro “ladrão” de energia que gasta muito e é um dos responsáveis pelo valor alto na sua conta.
Se você é daqueles que usam o ferro todos os dias, saiba que isso é uma má prática, e das grandes!
Para economizar, é preciso acumular o maior número de roupas possível e passar todas de uma só vez, evitando que você ligue o ferro e ele passe pelo processo de esquentar várias vezes, pois isso puxa muita energia.
Ar-condicionado
O ar-condicionado é um dos aliados ao enfrentar o calor do Brasil, mas também é um dos vilões do consumo.
Primeiramente, lembre-se de escolher um modelo que contenha o selo de economia da INMETRO e com “inverter”, uma tecnologia que ajusta a demanda de temperatura e pode economizar até 40%.
Outra dica é instalar o aparelho no local correto, sempre na parte mais alta do ambiente.
A manutenção e limpeza dos filtros também deve estar em dia para evitar um esforço extra do aparelho e consequentemente, um maior consumo.
E por fim, lembre-se de fechar portas e janelas para evitar a entrada de ar quente no ambiente.
FALE COM A GENTE:
Nós, da Cordeiro Energia, podemos te ajudar a transformar seu imóvel em uma usina que gera energia limpa e pagar somente TAXA MÍNIMA na conta.
Temos mais de 12 anos de experiência, os melhores preços da região e financiamentos pra você pagar em até 75x.
Então, que tal solicitar um orçamento personalizado para o seu negócio ou sua casa?
Você pode fazer uma simulação totalmente de graça no nosso site: