Se você considera investir em energia solar na sua produção, eu tenho boas notícias.
O uso da energia solar vem crescendo no Brasil e se tornando mais barata e mais acessível a cada dia e durante a crise gerada pela pandemia, essa tem sido uma solução que ajudou muitos empresários a tocar o seu agronegócio no Brasil.
Além de ser uma energia limpa, essa pode ser a aliada ideal pra cortar os custos com energia na sua fazenda e impulsionar seu negócio.
No post de hoje nós vamos mostrar como a energia solar pode auxiliar no seu agronegócio e mostrar todas as vantagens da produção energética com painéis fotovoltaicos. Acompanhe a leitura!
Benefícios da energia solar para o agronegócio
Maior autonomia para o produtor
Depender de condições climáticas, da rede pública ou até mesmo de outras fontes de energia pra tocar sua produção é um desafio e tanto.
Com uma usina solar, mesmo que sua fazenda fique em uma região onde a rede pública não consegue chegar ou fornecer energia, você vai poder manter sua produção funcionando com fornecimento de energia limpa.
E se isso é pouco pra te convencer, você ainda pode armazenar a energia excedente pra usar em dias nublados ou à noite, especialmente na avicultura, onde os filhotes necessitam de luz para manterem-se aquecidos.
Facilidade de instalação e manutenção
Instalar uma usina fotovoltaica é um processo bastante simples e com manutenção quase 0.
Todo o processo de análise técnica, homologação e montagem é feita e acompanhada pela Cordeiro Energia, que já entrega o projeto pronto pra começar a economizar.
Além disso, você pode se beneficiar das “fazendas solares” e economizar com a instalação ou aluguel de gerador de energia, pois existem geradores desenvolvidos justamente para energia solar.
Redução de custos com energia
Usar o sol como fonte de energia pode te trazer economia de até 95% no final do mês na conta de luz.
Além disso, como muitos produtos sofrem com a estiagem durante boa parte do ano, você pode optar por usar uma usina para o bombeamento de água a partir de um poço artesiano, o que é uma alternativa altamente rentável e, além de economizar com energia, você também vai economizar com água.
Alternativa mais barata
Ao usar uma usina fotovoltaica você tem o poder de escolha entre dois tipos de sistema: on grid e off grid.
No caso do agronegócio, os módulos fotovoltaicos on grid têm menor custo de implementação quando comparados ao off grid e pode ser mais vantajoso.
Isso porque o tempo de retorno do investimento é reduzido e no caso de excedente de produção de energia, o excesso é direcionado para a distribuidora, gerando créditos para a unidade produtora.
Como aproveitar a energia solar no meu agronegócio?
Bombeamento de água
Água é o ingrediente principal da agricultura e grande parte do reforço energético é necessário para o bombeamento de água para irrigação.
Com uma usina solar você pode automatizar esse processo usando a energia solar e ainda pra um efetivo controle do fluxo de água na irrigação, minimizando o consumo e reduzindo problemas.
Estufas
Energia também é necessária para manter uma certa temperatura de aquecimento em estufas, em especial para o cultivo de plantas específicas.
A falta de calor ou a temperatura inadequada pode prejudicar toda a produção, com perdas para os produtores e altos custos.
Ao produzir sua própria energia, você garante energia suficiente para manter as temperaturas e iluminação nas estufas, mesmo em períodos de chuva, nublados ou noites.
Produção Leiteira
Além de necessário para o funcionamento das ordenhadeiras, a energia é fundamental para a conservação de todo o insumo de forma eficiente.
Ao usar energia solar, você garante uma produção eficiente na ordenha, nas câmaras de resfriamento do leite, diminui os prejuízos com leite estragado e otimiza o tratamento com os animais.
Cercas elétricas
Boa parte das fazendas utiliza cerca elétrica para o manejo do gado por ser uma opção barata.
Se você é leigo, calma! A corrente elétrica energiza acerca de forma pulsativa e a duração de cada pulso é muito pequena, normalmente, da ordem de três milésimos de segundo. Isso não machuca o animal em nenhuma forma.
Mas voltando à eficiência energética, esse processo é totalmente dependente de energia, e com uma usina na sua fazenda você garante o funcionamento durante e sempre que necessário e ainda economiza uma boa grana.
Avicultura
A criação de frangos para corte e outras aves depende de uma granja.
Para cada fase do desenvolvimento dos animais, é necessário criar uma temperatura e ambiente controlados dentro das granjas e isso só é possível com iluminação proveniente de energia elétrica, especialmente em épocas mais frias.
Através de uma usina solar, você garante iluminação para granjas, espaços para criação de aves e consegue diminuir os gastos com eletricidade e, desta forma, aumentar os resultados do setor.
Agora que você já sabe que a energia solar é uma das alternativas energéticas mais vantajosas para o agronegócio, não há desculpa.
Além dos inúmeros benefícios, incentivos fiscais do governo e centenas de linhas de financiamento, com a Cordeiro Energia você ainda tem condições únicas no seu investimento.
Então, que tal acabar com a dor de cabeça da conta de luz e colocar seu agronegócio pra produzir como nunca?
Faça uma simulação gratuita pra saber quantas placas seriam necessárias para suprir o consumo da sua fazenda e ter noção do valor médio do projeto.
Faça um orçamento.
Conheça nossos projetos e veja o quanto centenas de empresas já estão economizando.
Visite nossa página no Facebook.
Siga nosso Instagram.
Visite nosso Blog para tirar suas dúvidas sobre energia solar.
FONTES: www.editoragazeta.com.br/como-a-energia-solar-pode-auxiliar-no-seu-agronegocio/
www.marangoni.com.br/conforto-animal/2019/11/08/energia-solar-para-granjas-como-e-porque-investir/