O que esperar do mercado de energia solar em 2021
Hoje o Brasil é o único país da América Latina e 16º no ranking mundial de países geradores de energia solar. O que esperar então do mercado de energia solar em 2021?
Com uma das contas de energia mais caras do mundo e o problema da crise hídrica, investir em energia solar tem se tornado opção unanime entre os brasileiros que querem economizar e, assim, o setor não para de crescer.
Nós já avisamos, investir em energia solar é a melhor escolha que você pode fazer pra sua empresa ou residência e um dos melhores investimentos pra 2020 e nós trouxemos a prova.
O mercado de energia solar em 2020
O Brasil entrou tarde na corrida pela produção de energia limpa e sustentável.
Somente em 2012, com o marco regulatório da energia solar no país, que o setor começou a ter crescimento. Mas, de lá pra cá, o crescimento foi gigantesco.
Nos últimos 10 anos, o preço dos equipamentos solares caiu quase 90% e a tendência é que eles sejam cada vez mais acessíveis. Só no Brasil, já existem mais de 70 linhas de crédito, públicas e privadas, para quem quer investir nesse tipo de energia.
Como previsto, o ritmo de crescimento do setor desacelerou um pouco devido à crise da covid-19, mas ainda é promissor e tem sido fundamental pra impulsionar a economia brasileira.
Somente nos primeiros seis meses de 2020, a energia fotovoltaica em prédios comerciais, lojas e empresas atingiu 411 MW de potência.
Isso representa uma alta de 106%, comparado ao mesmo período do ano passado, onde tínhamos um cenário considerado estável e ninguém nem sonhava com covid-19.
De uma forma geral, já são mais de 152 mil novas conexões realizadas somente nesse ano, volume 25% acima das 121.078 instalações registradas em 2019.
O estado de Minas Gerais liderou a capacidade de potência instalada entre julho e setembro de 2020 no país e entrou pro Top 5 dos maiores estados em produção de energia solar.
O que esperar pro futuro?
O Brasil e o mundo todo têm começado uma escalada na preferência por matrizes sustentáveis e adotado cada vez mais opções, em todos os âmbitos, por hábitos saudáveis.
Com a pandemia covid-19, esses hábitos de consumo foram acelerados e nós estamos buscando cada vez mais economia e um modo de vida mais sustentável, como a necessidade de diminuir o plástico e um maior contato com a natureza.
Isso, somado à crise hídrica que o Brasil sofre há alguns anos e que eleva o valor da conta, mais o gigantesco potencial de irradiação solar que o país recebe, faz com que a geração de energia limpa tenha uma previsão de crescimento imensa.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, até 2029, o Brasil vai começar um processo de mudança da matriz energética e a produção de energia solar vai aumentar em 4x.
A expectativa é que, até 2024, o Brasil tenha mais de 880 mil sistemas de energia solar conectados à rede distribuidora de energia e segundo o gerente geral de Jinko Solar, Alberto Cuter, o Brasil pode se tornar um dos três maiores mercados de geração distribuída (GD) com energia solar do mundo, já no próximo ano.
Então, se eu fosse você, começaria a acompanhar essa mudança agora!
Com um dos melhores investimentos atuais, você pode parar de pagar 40% do valor da sua conta somente com impostos e substituir a mensalidade da conta pela prestação de uma usina que te dará retorno do investimento em menos de 5 anos e você terá energia de graça pelos próximos 25 anos.
Que tal fazer uma simulação personalizada de graça?
Faça um orçamento.
Conheça nossos projetos e veja o quanto centenas de empresas já estão economizando.
Visite nossa página no Facebook.
Siga nosso Instagram.
Visite nosso Blog para tirar suas dúvidas sobre energia solar.