Como ajudar o meio ambiente e economizar mais

Dúvidas
Banner 6 maneiras de ajudar o meio ambiente e economizar com eficiência energética em casa Cordeiro Energia

6 maneiras de ajudar o meio ambiente e economizar com eficiência energética em casa.

Cada vez mais, estamos procurando maneiras de economizar com energia em casa e preocupados com o meio ambiente.

Nos países mais desenvolvidos, já é comum os projetos residenciais adotarem o conceito de casas de energia zero (zero energy building – ZEB).

E no Brasil, com o aumento das taxas na conta e o clima, é comum procurar opções inteligentes de lidar com a energia dentro de casa e até para encontrar um imóvel para morar ou para estabelecer uma empresa.

Por isso, a eficiência energética não é apenas importante quando uma casa é colocada no mercado, mas também uma das principais melhorias que você pode fazer para economizar e valorizar seu imóvel.

Mas antes, você sabe o que é eficiência energética?

Os seres humanos modernos são extremamente dependentes da energia. E apesar da energia ser uma descoberta incrível e que nos trouxe inúmeras possibilidades de evolução, na maioria das vezes não é produzida de maneira correta.

Atualmente, a produção de energia é feita a partir de fontes não renováveis e de grande impacto ambiental, como a dos combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão).

Esses combustíveis são os grandes responsáveis pela emissão de bilhões de toneladas de gases na atmosfera, o que tem gerado o aumento da temperatura e a destruição da camada de ozônio, que, por consequência, vem provocando as mudanças climáticas do planeta.

Sendo assim, a eficiência energética é uma atividade que busca melhorar o uso das fontes de energia e fazer com que utilizemos a menor quantidade de energia possível dentro de casa ou em qualquer lugar que seja necessário.

Trouxemos 6 maneiras para ter uma maior eficiência energética em casa, e, consequentemente, maior economia na conta.

Valorize a iluminação natural

Entre as formas de economizar energia elétrica, valorizar a iluminação natural é uma das mais práticas e benéficas.

Mantendo a iluminação natural nos ambientes, é possível acabar com necessidade de luzes artificiais que, consequentemente, geram consumo de energia e há estudos que comprovam que a luz natural em casa proporciona bem-estar e melhoras na saúde.

Para isso, evite o bloqueio da luz natural em casa, procure pintar as paredes com cores claras, que ajudam a refletir melhor a iluminação do sol e aposte no uso de espelhos nas paredes e até mesmo móveis espelhados, pois eles, além de gerarem uma sensação de amplitude, ajudam a iluminar os cômodos, refletindo luz.

Troque as lâmpadas

As lâmpadas fluorescentes podem gerar uma economia de energia de até 75% em relação às incandescentes.

Isso porque uma lâmpada incandescente converte apenas 8% da energia em luz e ainda aquece muito o ambiente. Já as lâmpadas fluorescentes convertem 32% da energia em luz e quase não aquecem o ambiente.

Mas as campeãs de economia são as lâmpadas de LED. Uma lâmpada de 7W é equivalente a uma incandescente de 60W, o que gera, no caso de troca, quase 90% de economia.

Bem-vindo a era da tecnologia das coisas

A tecnologia da informação (TI) sempre desempenhou um papel importante no consumo de eletricidade e hoje em dia já é possível lidar com os aparelhos eletrônicos da sua casa de uma forma mais inteligente e tecnológica.

Hoje, já é possível controlar de maneira automática a intensidade da iluminação da sua casa de acordo com sua necessidade ou programar as luzes para apagarem quando não há nenhum movimento ou até mesmo adaptar a temperatura do chuveiro de acordo com a temperatura do ambiente.

E essas tecnologias estão cada vez mais acessíveis e vão ajudar você a gastar somente a energia necessária.

Isolamento térmico

Isolar uma casa é uma maneira rápida de causar um grande impacto quando se trata de eficiência energética.

Portas e janelas desempenham um papel importante na manutenção térmica e uma boa isolação térmica pode evitar entrada de sol e de correntes de ar quente e isso faz com que você economize MUUUITO dinheiro com climatização, ar-condicionado e ventiladores.

Substitua aparelhos eletrônicos por opções mais econômicas

Você já deve ter visto aquele selo de consumo de energia quando vai comprar um eletrodoméstico, certo?

Todo equipamento quando desenvolvido é submetido a ensaios em laboratórios indicados pela Eletrobrás e, assim, cada equipamento ganha um selo com o índice de consumo de energia e desempenho.

Os eletrodomésticos com o selo Procel de Economia de Energia, ou simplesmente Selo Procel, são opções que consomem menos energia e vão ajudar a transformar sua casa em um exemplo de eficiência energética.

Instalar painéis solares no telhado

Gerar sua própria energia, totalmente limpa e renovável, usando a luz do sol, é uma medida que tem um impacto positivo no seu bolso e no meio ambiente.

Um sistema fotovoltaico pode fazer com que economize até 95% na conta de luz, além de te proporcionar isenção de ICMS e IPTU e valorizar o seu imóvel.

Nesse artigo aqui, contamos todos os benefícios de ter uma usina fotovoltaica no telhado da sua casa ou empresa:

www.cordeiroenergia.com.br/por-que-a-energia-solar-e-um-dos-melhores-investimentos-para-2020/

 

Viu só? Ajudar o planeta e economizar em casa não é tão difícil e essas práticas só trazem benefícios a curto e longo prazo.

Nós, da Cordeiro Energia, podemos ajudá-lo a começar e transformar seu imóvel em uma usina que gera energia limpa, renovável e infinita, pra você economizar até 95% na conta.

Fale com um especialista da nossa equipe e bater um papo ou Solicite seu orçamento personalizado para sua casa/empresa


Visite nossa página no Facebook.
Siga nosso Instagram

6 maneiras de ajudar o meio ambiente e economizar com eficiência energética em casa.

Quais as vantagens e desvantagens da Energia Solar?
Homologação para regularizar a energia solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Agora que você conhece os benefícios da energia solar fotovoltaica, solicite agora um orçamento grátis.

Menu