Preciso me preocupar com raios no sistema fotovoltaico?

Dúvidas
Banner preciso me preocupar com raios no sistema fotovoltaico

Se você está considerando investir em uma usina fotovoltaica ou acabou de investir em uma, é normal que esteja preocupado com os riscos de raios elétricos.

Afinal, uma usina fotovoltaica instalada no telhado de um imóvel parece ser um chamariz de raios, certo? 

Mas, calma! Neste blog post você vai descobrir quais as chances de um raio atingir o seu sistema e como prevenir surtos elétricos.

Então, continue a leitura porque vamos dar dicas SUPER IMPORTANTES.

Quais as chances de cair um raio no meu sistema solar?

Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil é líder mundial em incidência de descargas elétricas. 

Mas não precisa se preocupar, a chance de um raio atingir o seu sistema é de um em 25.000.

As maiores ocorrências são em sistemas off-grid, aqueles sistemas que usam baterias e não são conectados à rede elétrica. Esses sistemas precisam de maior atenção caso as instalações sejam feitas em lugares remotos e longe da proteção dos para-raios que existem dentro das cidades.

Além disso, quanto mais placas no telhado, maiores são as chances de serem atingidas por raios.

O que são surtos elétricos?

A grande maioria das incidências acontece em dias de surtos elétricos.

Os surtos elétricos acontecem naqueles dias em que caem muitos raios e a tensão elétrica aumenta de forma rápida, causando apagões e acúmulo de cargas elétricas que queimam aparelhos elétricos e podem atrair os raios para o seu sistema solar.

O que acontece se um raio atingir meu sistema solar?

Caso uma placa solar seja atingida por uma descarga, os efeitos possíveis variam desde a redução drástica de durabilidade até danos irreparáveis.

Caso a placa perca a força de produção, a maioria dos fabricantes disponibilizam garantias de 25 a 30 anos. Em casos de perda total, será necessária a instalação de novas placas.

Quanto ao risco humano, não existe nenhuma ocorrência de morte ou danos físicos causados por raios elétricos no sistema solar.

Sistemas fotovoltaicos estão protegidos contra descargas elétricas?

Sim, os sistemas fotovoltaicos são construídos com elementos de segurança que garantam sua preservação, os chamados dispositivos de proteção contra surtos (DPS). 

Para proteger estas instalações, a empresa responsável realiza a equipotencialização de todas as partes condutoras do sistema. Isso inclui a instalação de para-raios (proteção externa primária), descarregadores de sobretensão (proteção interna secundária) e rede de terra. 

Além disso, antes da instalação é avaliado a região geográfica que o imóvel se encontra, a densidade das descargas elétricas no local e, a partir disso, são instalados os dispositivos citados, como o protetor de surtos, sistemas de aterramento, para-raios e, se necessário, até um sistema de detecção e alerta de raios.

Como proteger seu sistema de energia solar off-grid

Primeiramente, manutenção preventiva. 

Apesar de não serem necessárias com tanta recorrência, nós recomendamos que esse tipo de manutenção seja feito a cada ano pra checar se todo o sistema e equipamentos de segurança estão funcionando de forma correta.

Em segundo lugar e mais importante, escolha uma empresa especializada e conhecida pelo profissionalismo no mercado. Caso seus sistemas sejam instalados de forma incorreta, eles podem causar sobretensão e problemas na instalação elétrica que vão atrair raios.

 

Agora que você já entendeu como funciona a relação entre um sistema solar e os raios elétricos, já pode respirar aliviado.

As chances do seu sistema ser atingido são muito poucas e durante o projeto é realizado todas as medidas e análises de proteção pra garantir que você só colha benefícios e tenha energia de graça e economia.

 

Siga a Cordeiro Energia pra ficar por dentro de outras explicações, curiosidades e dicas:

 

Curta nossa página no Facebook.

Siga nosso Instagram.

Visite nosso Blog para tirar suas dúvidas sobre energia solar.

Conheça nossos projetos e veja o quanto centenas de empresas já estão economizando.

Os 5 tipos de indústria que se beneficiam com o uso de energia solar
¿A qué se dedican los científicos, ingenieros y arquitectos de datos?

1 Comentário. Deixe novo

  • Se um raio atingir e danificar totalmente a empresa tem responsabilidade também? Ou o usuário paga sozinho a nova instalação?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Agora que você conhece os benefícios da energia solar fotovoltaica, solicite agora um orçamento grátis.

"*" indica campos obrigatórios